Aumento de urgências gera tempo maior de espera para pacientes de baixa complexidade no HUL-UFS

0
252

Devido ao aumento significativo do número de atendimentos a pacientes de maior gravidade neste momento – que requerem internamente, cuidado e atenção mais prolongados -, o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) informa que o atendimento de porta (Pronto Atendimento) está limitado para pacientes de menor gravidade – classificados como de baixa complexidade.

A medida para conter a superlotação é temporária, com os atendimentos voltando à normalidade assim que o fluxo de atendimento voltar ao normal. Para evitar uma espera ou desconforto maior até a prestação do atendimento, a unidade hospitalar observa que os pacientes sem maior gravidade ou não urgentes – classificados como azul ou verde – também poderão ter como referência postos e unidades de saúde que estejam ofertando serviços em seus respectivos municípios ou localidades.

O chamado eixo-crítico da unidade hospitalar, que compreende as Alas Vermelha e Amarela, voltado para o acolhimento a pacientes classificados como urgentes, emergentes e muito urgentes, atingiu e até ultrapassou a sua capacidade máxima de atendimento, tratando em grande parte usuários de idade mais avançada e pacientes com patologias crônicas.

O HUL chama a atenção ainda para a ênfase que o hospital está dando neste momento ao atendimento de pacientes infectados pelo Coronavírus, o que tem mobilizado os profissionais e as equipe da unidade hospitalar no enfrentamento a este novo momento da pandemia.

De acordo com o protocolo assistencial de Acolhimento com Classificação de Risco adotado pelo HUL e preconizado pelo Ministério da Saúde – o protocolo Manchester -, a prioridade está relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves são atendidos em seguida. A classificação utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento e acolher os usuários que procuram a unidade hospitalar.

Fonte: Ascom HUL-UFS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome